Pesquise algo do blog aqui!

Pesquisa personalizada

Rival vs Rival 2011

Redação e Imagens: Isabelli Gonçalves
                Como descrever a energia de um passo? A beleza de um sorriso ao se comunicar através da Dança? Ou a euforia de um grito ao ouvir uma rima inesperada?  O acontecer e a energia que se espalha?
Assim ocorreu o evento Rival vs Rival que em seus 5 anos de história utiliza a arte como via de transformação, interligando coletividade e ações sociais. Desta forma, no dia 31 de julho, jovens, crianças e adultos de diversas regiões (Bélgica, Noruega, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Interior e litoral paulista, entre outros) se reuniram na 5ª edição do evento, fortalecendo a cultura Hip-Hop na RCBF – Rede Cultural Beija-Flor. Nesta edição 650 pessoas de participaram dançando, aplaudindo, gritando e vivenciando.
Pela manhã ocorreu a Batalha 7 x 1, onde 28 b.boys mostraram sua criatividade e vivacidade. Caleo do Rio de Janeiro ganhou o primeiro lugar após uma batalha enérgica com Jean de Bragança Paulista.
As paredes da UNIFESP Diadema receberam um novo colorido, a partir da arte dos escritores de graffiti que estiveram no evento. Está parceria mostra que arte e educação podem e devem caminhar juntos.
Educandos e educadores da RCBF enriqueceram o evento com a apresentação de dança Afro, que uniu tradições Afro-brasileira com o ritmo dos b.boys.
Com o objetivo de propor a cada participante ser rival de seus próprios limites e preconceitos, as batalhas shows (sem jurados) trouxeram a diversidade existente na dança. O público pôde delirar com movimentos de impacto e ritmo. Em destaque a “Batalha Kids” entre os educandos do B.Boys Amendoim e os educandos do grupo AfroBreak que enxergam no Hip-Hop um caminho para ensinar sobre cultura e cidadania.
 Em seu terceiro ano no evento a Rinha dos MCs levou ao público rimas  criativas e divertidas: “Eu sou b.boy... Faço o que você não faz na rima...” rimou Treze; “Resolveu falar de respeito, incorporo Amy Winehouse no flow: Você acha que vai ganhar? No,no,no...”, fecha Mamuti NusCorre que levou o título, e acredita que o evento é: “Muita energia! Hip Hop Real! O que falta em muitos MCs eu vi em todos os B.Boys/B.Girls ali presentes. Satisfação total poder ter feito parte do evento!” Sempre acompanhado pelo Criolo MC que descreve o evento da seguinte maneira “Espero o ano inteiro por esse evento, pois ele tem uma preocupação com o ser humano. A dança é o modo de reunir as pessoas para falar de varias situações. Cria a oportunidade para que jovens de vários lugares se conheçam, e isso não tem preço. O pessoal faz com o coração e para a gente é sempre uma honra. Todos os MCs que vem para contribuir um pouquinho, vão para casa modificados, todos que vem no Rival se transformam em uma pessoa diferente: Melhor. Percebe que não está sozinho nessa caminhada. Então todo amor... Estão provando que vocês estão juntos ao fundamento do Hip-Hop que é: a união, amizade, amor eterno...universal: Fraternal
O campeonato contou com a representação de diversos estilos: Com energia Rafa Stil Contact, levantou o troféu do campeonato, que através da imagem de um b.boy representa todo o valor da dança na vida de seus envolvidos, que veem na mesma um estilo de vida. O segundo lugar ficou com Tito - Aliados Force Crew e o Lula – Gangstyle levou o terceiro lugar.
O evento traz consigo a preocupação da igualdade entre o feminino e masculino, assim houve a participação das B.Girls no campeonato, batalha shows, júri, organização e produção.
 Nas pick-ups DJ Dan-Dan e Murphy-Jay agitaram o público fazendo um mix com o que há de melhor entre as músicas nacionais e internacionais.
 O Rival vs Rival é uma ação organizada pelo grupo AfroBreak e se concretiza a partir da Rede Cultural Beija-Flor, sua equipe de arte educadores torna-se parte essencial para o desenvolvimento, como o projeto Arte Brasil que trouxe para o evento as Biojóias, que utilizam matéria-prima da a Amazônia e criam uma rede de alternativa de geração de renda.
 Somando-se a toda energia do público, que após o evento continua a se conectar e levar os ideais do Rival vs Rival: Conscientizar sobre a responsabilidade social das artes; integrar as pessoas de diversas realidades, gêneros e cultura.
Agradecer a vocês, pois se não tivesse o interesse de vocês não existiria Rival, é nessa que nós vemos quem ama realmente a cultura... Parabéns... Foi maravilhoso o evento bem locoWilliam Pires, Bragança – SP
Obrigada AfroBreak pela oportunidade de ser jurada de um dos melhores de eventos de Breaking do Brasil. Parabéns pela organização como sempre...Maravilha!” Bibi Intrusos, Hortolândia - SP
Parabéns pelo trabalho. Fico feliz de ver as coisas acontecendo... Hip-Hop não para... E nos realimenta a cada dia que amanheceElizandra Souza, São Paulo - SP
Enfim, “mais um Rival vs Rival: Missão cumprida... Todos ganham, saem felizes... e a caminha continua”, diz AfroBreak “Obrigada à todos que colaboraram, a todos que estiveram presentes no Rival vs Rival 2011. Energia que sempre nos fortalece  fecha o grupo.


 















              

Nenhum comentário: